Este blog foi oferecido a Santo António, perante o seu altar, na sua santa casa de Lisboa, para sua honra e glória nos Céus e na Terra

(Por irmã franciscana da OFS Santo António de Lisboa à Sé)


Transmissão em directo da igreja de Santo António de Lisboa à Sé

Watch live streaming video from stantonius at livestream.com

26/06/13

Um belo e abençoado domingo de Junho - jovens da paróquia de Sintra de visita a Santo António

Foi com imensa satisfação e alegria que a fraternidade de Santo António à Sé recebeu seis jovens da paróquia de Sintra que se dispuseram a vir conhecer, saudar e receber a bênção de Santo António, no domingo, dia 23 de Junho de 2013, na companhia das suas respectivas catequistas, sendo que uma delas é igualmente irmã terceira desta fraternidade.

A tarde foi preenchida com uma visita guiada ao quartinho onde Santo António nasceu. Enquanto se encontravam na cripta, tiveram oportunidade de venerar uma das relíquias do santo e de rezarem o responso de Santo António.


Depois, assistiram ao filme biográfico de São Francisco "Irmão Sol, Irmã Lua", realizado em 1972 por Franco Zefirelli, até hoje considerado como o mais emblemático e espiritual filme sobre a vida do santo fundador da ordem franciscana.  

A apresentação desta dramatização cinematográfica dos principais momentos da vida de São Francisco esteve a cargo de Frei Albertino Rodrigues, frade e sacerdote franciscano da igreja de Santo António à Sé, que prontamente se ofereceu para explicar as cenas representativas do chamamento de São Francisco e entrega totais ao Senhor, a sua amizade espiritual com Santa Clara (fundadora do ramo feminino da ordem franciscana), a fundação da ordem franciscana secular, e a audiência com o papa Inocêncio III para aprovação do seu modo de vida e dos seus primeiros companheiros. 

Os nossos jovens participaram activamente na missa, celebrada por Frei Albertino, e acolitada por alguns irmãos da fraternidade. Foram leitores da Palavra e, durante o ofertório encenado, ofereceram simbolicamente a Santo António, o Menino Jesus, a Bíblia, os Sermões, o Globo, os Peixes, a Cruz, o Lírio, o Pão, que constituem precisamente os símbolos do santo.

Querendo honrar Nossa Senhora (que sob a invocação de Imaculada, é Rainha da ordem franciscana), os jovens ofereceram rosas à nossa Mãe queridíssima, em Acção Graças. 


A tarde terminou com um pequeno lanche, para comemorar esta visita e estes belos momentos vividos com muita alegria, simplicidade e ternura, em suma, vividos com verdadeiro espírito franciscano!  


Queridos jovens, 
que Deus vos abençoe!
Santo António vos guarde! 








Sem comentários:

Enviar um comentário

RESPONSO DE SANTO ANTÓNIO

Se milagres desejais,
recorrei a Santo António;
vereis fugir o demónio
e as tentações infernais.


Refrão:

Recupera-se o perdido,
rompe-se a dura prisão
e no auge do furacão
cede o mar embravecido.


Pela sua intercessão
foge a peste, o erro, a morte,
o fraco torna-se forte
e torna-se o enfermo são.


Refrão:

Recupera-se o perdido...


Todos os males humanos
se moderam, se retiram,
digam-no aqueles que o viram;
digam-no os paduanos.


Refrão:

Recupera-se o perdido...


Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.


Refrão:

Recupera-se o perdido...


V: Rogai por nós, Bem-Aventurado Santo António.
R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


OREMOS

Deus eterno e omnipotente: Vós quisestes que o Vosso povo encontrasse e Santo António de Lisboa um grande pregador do Evangelho e um intercessor poderoso: concedei-nos seguir fielmente os princípios da vida cristã, para que mereçamos tê-lo como protector em todas as adversidades.

Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Amen