Este blog foi oferecido a Santo António, perante o seu altar, na sua santa casa de Lisboa, para sua honra e glória nos Céus e na Terra

(Por irmã franciscana da OFS Santo António de Lisboa à Sé)


Transmissão em directo da igreja de Santo António de Lisboa à Sé

Watch live streaming video from stantonius at livestream.com

15/02/10

Santo António na catequese de Bento XVI

Na audiência geral de quarta-feira, dia 10 de Fevereiro de 2010, o Papa Bento XVI falou de  Santo António.


Visione o video em português em:
 
 http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=77710









O Santo Padre falou sobre a vida de Santo António e  elogiou os seus sermões destacando das suas exortações, a que considera ser o objecto privilegiado das pregações do santo: "só uma alma que reza pode avançar na vida espiritual".
 Conhecendo bem os defeitos da natureza humana – a tendência de cair no pecado, a avareza, o orgulho, a impureza – Santo António convida-nos a pensar nas virtudes da pobreza, generosidade, humildade, obediência, castidade e pureza, buscando a verdadeira riqueza de um coração que nos faz bons e misericordiosos.
O Papa acrescentou ainda que, Santo António, dotado de grande inteligência, equilíbrio, zelo apostólico e místico, contribuiu de modo significativo para o desenvolvimento da espiritualidade franciscana, sendo um dos santos mais populares da Igreja Católica.
Bento XVI terminou esta catequese pedindo a intercessão de Santo António para este ano sacerdotal:
"Queridos amigos, possa António de Pádua, tão venerado pelos fiéis, interceder pela Igreja inteira, e sobretudo por aqueles que se dedicam à pregação; oremos ao Senhor para que nos ajude a aprender um pouco desta arte de Santo António. Os pregadores, inspirando-se no seu exemplo, tenham a preocupação de unir doutrina sólida e sã, piedade sincera, incisiva na comunicação. Neste Ano sacerdotal, rezemos para que os sacerdotes e os diáconos desempenhem com solicitude este ministério de anúncio e de actualização da Palavra de Deus aos fiéis, sobretudo através das homilias litúrgicas. Sejam elas uma apresentação eficaz da eterna beleza de Cristo, precisamente como António recomendava: "Se pregas Jesus, Ele comove os corações duros; se o invocas, alivia das tentações amargas; se o pensas, ilumina o teu coração; se o lês, sacia-te a mente" (Sermones Dominicales et Festivi III, p. 59). 
Leia a audiência integral em:

Sem comentários:

Enviar um comentário

RESPONSO DE SANTO ANTÓNIO

Se milagres desejais,
recorrei a Santo António;
vereis fugir o demónio
e as tentações infernais.


Refrão:

Recupera-se o perdido,
rompe-se a dura prisão
e no auge do furacão
cede o mar embravecido.


Pela sua intercessão
foge a peste, o erro, a morte,
o fraco torna-se forte
e torna-se o enfermo são.


Refrão:

Recupera-se o perdido...


Todos os males humanos
se moderam, se retiram,
digam-no aqueles que o viram;
digam-no os paduanos.


Refrão:

Recupera-se o perdido...


Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.


Refrão:

Recupera-se o perdido...


V: Rogai por nós, Bem-Aventurado Santo António.
R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


OREMOS

Deus eterno e omnipotente: Vós quisestes que o Vosso povo encontrasse e Santo António de Lisboa um grande pregador do Evangelho e um intercessor poderoso: concedei-nos seguir fielmente os princípios da vida cristã, para que mereçamos tê-lo como protector em todas as adversidades.

Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Amen