Este blog foi oferecido a Santo António, perante o seu altar, na sua santa casa de Lisboa, para sua honra e glória nos Céus e na Terra

(Por irmã franciscana da OFS Santo António de Lisboa à Sé)


Transmissão em directo da igreja de Santo António de Lisboa à Sé

Watch live streaming video from stantonius at livestream.com

07/02/10

Ostensão do Corpo de Santo António - Basílica de Pádua - 15 a 20 de Fevereiro de 2010


De 15 a 20 de Fevereiro de 2010, os restos mortais de Santo António poderão ser venerados, pelos seus devotos e fiéis, na Capela das Relíquias da Basílica Pontifical de Santo António, em Pádua.





Outro video em:

Desta forma se satisfará o desejo expresso de muitos de ver o corpo de Santo António antes do seu regresso à esplêndida, e recentemente restaurada, Capela da Arca. Este trabalho complexo e delicado teve início a 12 de Abril de 2008, o que implicou a transferência da urna de Santo António para a Capela de S.Tiago até 4 de Dezembro de 2009, data final dos trabalhos de restauro.

Esta ostensão coincide com a festa liturgica da Transladação do Corpo de Santo António, conhecida igualmente por Festa da Língua, que se celebra todos os anos na Basílica de Pádua a 15 de Fevereiro, em lembrança da primeira transladação ocorrida a 8 de Abril de 1263, organizada por S.Boaventura (que encontrou, na ocasião, a língua intacta e incorrupta de Santo António), e, em comemoração da transladação final da urna do santo para a Capela da Arca, a 15 de Fevereiro de 1350.

(Tradução livre e directa da página oficial da Basílica de Pádua)

Mensagem do Papa para o encerramento da ostensão das relíquias de Santo António

Bento XVI enviou este Sábado uma mensagem ao Reitor da Basílica de Santo António e uma especial bênção apostólica por ocasião do último dia de ostensão dos restos mortais do Santo, venerados durante a semana passada por milhares de fiéis que se deslocaram em peregrinação a Pádua.

“Sua Santidade – prossegue a mensagem - auspicia que o provido evento, repropondo o luminoso exemplo do sacerdote franciscano tão popular que fascinou gerações de fiéis, inspirando numerosos jovens a abraçar a vida consagrada na fidelidade à regra seráfica, suscite renovados propósitos de amor a Cristo e aos irmãos bem como o generoso empenho pela justiça e pela paz”.

Com estes votos, conclui a mensagem, Bento XVI “invoca por intercessão do grande taumaturgo abundantes favores celestes sobre todos aqueles que tomam parte nas solenes manifestações e de coração envia uma especial bênção apostólica”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

RESPONSO DE SANTO ANTÓNIO

Se milagres desejais,
recorrei a Santo António;
vereis fugir o demónio
e as tentações infernais.


Refrão:

Recupera-se o perdido,
rompe-se a dura prisão
e no auge do furacão
cede o mar embravecido.


Pela sua intercessão
foge a peste, o erro, a morte,
o fraco torna-se forte
e torna-se o enfermo são.


Refrão:

Recupera-se o perdido...


Todos os males humanos
se moderam, se retiram,
digam-no aqueles que o viram;
digam-no os paduanos.


Refrão:

Recupera-se o perdido...


Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.


Refrão:

Recupera-se o perdido...


V: Rogai por nós, Bem-Aventurado Santo António.
R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


OREMOS

Deus eterno e omnipotente: Vós quisestes que o Vosso povo encontrasse e Santo António de Lisboa um grande pregador do Evangelho e um intercessor poderoso: concedei-nos seguir fielmente os princípios da vida cristã, para que mereçamos tê-lo como protector em todas as adversidades.

Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Amen